A Cultura Rica e Vibrante do Niassa: Uma Viagem Através das Tradições

A Cultura Rica e Vibrante do Niassa: Uma Viagem Através das Tradições

A província do Niassa, localizada na região norte de Moçambique, é a província com maior extensão territorial do país, tendo a Cidade de Lichincga como sua capital provincial.

Com uma diversidade cultural rica, a província constituí uma das maiores representações da riqueza cultural de Moçambique.

Apesar de não ser frequentemente noticiada, pela midia moçambicana, a província esconde diversas maravilhas sócio – culturais que com um bom investimento e acompanhamento, podem ser uma fonte de atracão de turistas para a província que possui diversas maravilhas tanto gastronómicas, históricas entre outros. 

Dança

A província é detentora de diversos praticantes de varias danças tradicionais com destaque para  Chiwoda/Chioda e Nganda.

Essas danças, são algumas que são popularmente conhecidas a nível nacional que a  província mais prática.

Música Banda

A província do Niassa deu origem a diversas bandas Culturais com destaque para Babelicos/Malambes do distrito de Mecanhelas, Kassimbos, Ulongo e Massokos da Capital Provincial do Niassa, Cidade de Lichinga.

Estas, são apenas algumas banadas que através da música procuram valorizar a cultura da província trazendo em suas musicas mensagens educativas e com línguas locais bem como, usam trajes tipos dos antepassados valorizando.

Ainda em relação a música, uma da grandes vozes que não se cala pela magnifica forma de composição e transmissão de mensagem pela arte e cultura é Machonguezi.

Artista falecido, mais que o seu legado na área cultural da província contínua viva dado ao seu contributo no fortalecimento da cultura da província através de instrumentos musicais feitos localmente.

Apesar de sua historia ser pouco falada, Machonguezi, foi uma das maiores vozes culturais da província e o seu legado musical sempre prevalecerá no seio da população Niassense.

Música Ligeira

Falar de música ligeira, a província dispõem de uma variedade de artistas que tudo fazem para enaltecer e valorizar a cultura da província de Niassa.

Como destacamos acima, devido a falta de órgãos de comunicação que com muita consistência noticiam factos sobre a província, torna difícil se aprofundar e saber sobre a riqueza que província dispõe para entusiastas culturais de outras províncias e paises.

O mesmo acontece com os artista ligeiros que poucos são conhecidos a nível do país.

Nomes como Rei Bravo, Márcia Rocha, Moz Delafuente, Deofilania Da Isabel, Antimonio, King Sweet, entre outros, são apenas alguns nomes que apesar de alguns já serem conhecidos mais continuam a não ter um engajamento tão forte em comprarão com artistas de outras províncias.

Márcia Rocha, Moz Delafuent, são alguns dos nomes que mais ajudaram na difusão da dança e estilo musical Kadoda/Cadoda.

A existência de pouquisimos empresários que abraçam a cultura da província tem sido tornado um dos aspectos desgastante para os fazedores de arte da província.

Gastronomia

Terra do N’tolilo, folha de batata doce, do peixe chambo, e o famoso Njila de Majune, a gastronomia da província é atractiva dando uma experiencia única aos que se aventuram naquele ponto do país para saborear a boa gastronomia moçambicana.

Oteka/Oteca e Otobwa, são alguns nomes que marcam a gastronomia da província no que se refere a bebidas típicas mais comuns.

Niassa a terra do Unhado

Unhago como é conhecido tipicamente na província do Niassa, trata – se de ritos de iniciação onde, os rapazes assim como as raparigas, são isoladas do convívio familiar para receberem ensinamentos durante um período compreendido entre 30 a 60 dias para os rapazes e 15 a 40 dias para as raparigas.

Este evento, representa a cultura da província de Niassa sendo a cidade de Lichinga um dos maiores centros da prática.

Convidamos o carro leitor para participar na saída deste evento, dia marcado pelo regresso das crianças ao convívio familiar que constituí um dos maiores e melhores carnavais tradicionais do país. Muita dança, comida, caracteriza o dia. A alegria toma conta da província onde  a cada canto, vê – se dezenas, centenas e milhares  de pessoas cantando e celebrando o Unhago.

Apesar de ser um momento de grande felicidade, este evento trás debates:

  1. Possível causa de desistência escolar;

2. Possível causa de uniões prematuros.

Possível causa de desistência escolar

Esta tem sido uma das grande preocupações das autoridades da província.

Em alguns distritos da província, verifica – se que os ritos são colocados no período de interrupções escolares do 1º trimestre e 2 tremestes. Entretanto, a capital provincial do Niassa, Cidade Lichinga frequentemente opta por colocar no final do 3º trimestre lectivo evitando assim, qualquer transtorno na educação escolar das crianças envolvidas.

Os outros distritos que colocam nas interrupções ao longo do meio do ano, facilmente os alunos perdem algumas semanas escolares ou mesmo, acabam desistindo. 

“Falando de educação, você sabia que a educação é chave do futuro? Então garanta que o seu filho desfrute desse fruto brilhante que o espera levando – o a escola”.

Possível causa de uniões prematuras

Apesar de ser uma grande festa provincial, o UHAGO debate com a questão uniões prematuras pôs, em alguns casos isolados que ocorrem com pouca frequência, acredita – se que as crianças são preparadas para assumir um lar com especial atenção da rapariga. A ser verdade este facto, periga o futuro das raparigas menores de idade que ao serem ensinadas sobre como cuidar do seu parceiros acabam se sentindo preparadas para assumir um lar e acabam se subentendo a casos de uniões prematuras.

Niassa terra da Rainha Achivanjila

É como e possível falar da cultura e história do Niassa sem falar da Grande Figura da Rainha Achivanjila? Claro que não.

Rainha Achivanjila ou Bibi Achivanjila foi um grande Heroína da luta de libertação nacional sendo uma das grandes influencias dos Matakaas e do país na luta contra a ocupação colonial.

Seu legado, esta marcado no seio do povo Niassense que procura a todo custo imortalizar a Rainha através de diversas actividades.

A título de exemplo, no presente ano de 2024, o distrito de Majune vai acolher a 1ª edição do Festival da Rainha Achivanjila, um evento que visa a reconhecer o legado dessa Grande Figura.

O cargo de Rainha, ainda prevalece sendo neste momento ocupado pela 6ª Rainha que coincide com a realização do festival.

O investimento no sector cultural na província é crucial para garantir que a província use a cultura como um dos seus maiores pilares económicos.